+55 (64) 3661-8026 | Instituto Onça-Pintada (IOP) jaguar@jaguar.org.br

Canil Jaguaretê

Jaguaretê significa “onça-pintada” na língua tupi-guaraní.

O Canil Jaguaretê foi fundado em 2003, com o objetivo de criar e treinar cães para o uso em estudos científicos de onças-pintadas na natureza. É composto por cães de raças rastreadoras, que são utilizadas para farejar e trilhar onças-pintadas na natureza, e raças farejadoras, treinadas para auxiliar na localização de fezes de onças-pintadas na natureza. Os cães do Canil Jaguaretê são criados sem finalidade lucrativa, servindo apenas às necessidades científicas.

O plantel de cães rastreadores treinados para a captura de onças-pintadas é formado por 45 animais das seguintes raças: BloodhoundRedbone CoonhoundAmerican English Coonhound e American Foxhound.

O canil também possui cães Pastor Belga de Malinois treinados para detectar fezes de onça-pintada.

Ambas atividades requerem obediência e excelente condicionamento físico dos cães, que são treinados semanalmente, mantidos com rigoroso manejo alimentar e sanitário.

Para colaborar com a manutenção do nosso canil você poderá fazer uma doação aqui:

Cães rastreadores treinados para captura de onça-pintada

Bloodhound

Conhecido por ter o melhor faro entre as raças de cães. Muito utilizado pela polícia, um de seus tradicionais aproveitamentos é seguir pistas humanas. É a linhagem de cães de caça mais encorpada e um dos ancestrais do Fila brasileiro. São extremamente dóceis e leais aos donos. Essa é uma raça lenta, mas persistente no rastro de sua caça. Inteligentes, respondem rapidamente ao treinamento. Origem: Bélgica. Aprimoramento: Grã-Bretanha. Uso da raça: companhia, rastreador, policial e caça. Altura: 64-72 cm, macho e 58-66 cm a fêmea. Peso: 40-44 kg. A coloração predominante da raça é preto com manchas marrons, no entanto, há animais de cor avermelhada (fígado) sem manchas. Sua pelagem é densa, de comprimento médio-longo.

Redbone Coonhound

Esta é uma raça resistente a diferentes temperaturas e terrenos acidentados. Os Redbones são cães bem humorados e de excelente convívio com pessoas. Possuem instinto caçador, de fácil treinamento para a caça. São extremamente ágeis e acostumados a caçar em matilhas.

Origem: Estados Unidos. Uso da raça: caça e companhia. Altura media 53-66 cm e peso entre 23-32 kg. A coloração padrão da espécie é vermelho. Sua pelagem é densa e curta. Esta raça foi selecionada a partir do Foxhound americano e é muito utilizada para a caça de raposa, onças e ursos nos Estados Unidos. É conhecida pela sua bravura, persistência na caçada e resistência física.

American English Coonhound

Originado do Foxhound inglês, esta raça foi cruzada nos Estados Unidos para adaptar-se a terrenos mais difíceis. Originalmente, foi selecionada para a caça de raposa durante o dia e mão-pelada (guaxinim), durante a noite. Em anos de seleção, produziu uma linhagem ágil, agressiva, veloz, de corpo atlético e com musculatura bem definida. Além disso, a raça é conhecida pelo latido alto e contínuo. Em média, mede entre 50 e 68 cm de altura, com peso entre 22-34 kg. A coloração pode variar entre vermelho e branco, com manchas pequenas vermelhas; azuis e branco, com manchas azuis e branco, e preto. Sua pelagem é densa e de comprimento médio. Animais dessa raça são alertas, confiáveis e sociáveis com pessoas. São caçadores por instinto.

American Foxhound

Esta raça foi desenvolvida a partir do Foxhound inglês. No entanto, os cães são um pouco mais altos, de ossatura mais leve e mais velozes. Foram aprimorados para a caça de raposas em grandes matilhas. Seu latido potente deu-lhe o apelido de “urrador” no Brasil. Foi muito importado nos anos 40. É talvez a raça de caça mais popular no Brasil, onde é usada principalmente para o abate de porcos do mato, anta e onças.

Origem: Estados Unidos. Uso da raça: caça e companhia. Altura: 56-63 cm, macho e 53-61, fêmea. A sua pelagem é de comprimento médio-curto. Sua coloração padrão é tricolor, marrom-preto-branco.

Cão farejador treinado para localização de fezes de onça-pintada

Belgian Malinois (Belgian Shepherd Dog)

O Malinois é considerado o mais antigo da família dos cães pastores Belga. É a primeira raça que teve um programa de criação mais sistemático, cabendo-lhe a tarefa de proteger e arrebanhar ovelhas. Está presente no Guiness Book (livro dos recordes), como o maior farejador de drogas já registrado. O Malinois é uma companhia afetuosa e leal, com grande capacidade de aprendizagem e inteligência. Um animal extremamente enérgico, de raça talhada para o trabalho, determinado, corajoso e tem alta resistência à fadiga.

Origem: Belga. Uso da raça: pastor, faro de drogas, etc. Altura: 61 – 66 cm, macho e 56 – 61 cm, fêmea; peso: até 28 kg. A sua pelagem é muito curta nas orelhas e membros, e um pouco maior no resto do corpo. As suas cores variam entre o vermelho, gamo e cinzento.

Você também pode contribuir!

Seja VoluntárioDoe Aqui