Ações de Conservação

Fundo para a Conservação da Onça-Pintada (FCOP)

O Fundo para a Conservação da Onça-Pintada visa fomentar a implementação de ações proativas que resultem em salvar populações da espécie e seus hábitats naturais, no longo prazo.

A onça-pintada é o maior felino do continente Americano e o maior predador terrestre do Brasil. Como predador topo de cadeia alimentar (nenhuma outra espécie se alimenta dela), depende de um meio ambiente saudável e com qualidade para sobreviver e se reproduzir. Desta forma, a conservação da onça-pintada resulta na manutenção de todo o meio ambiente em que ela vive. Por isso, podemos afirmar que, se existe a onça-pintada é porque o meio ambiente está saudável.

O Fundo para a Conservação da Onça-Pintada visa fomentar a implementação de ações proativas que resultem em salvar populações da espécie e seus hábitats naturais, no longo prazo.  Apesar de distribuída ao longo de 21 países do continente americano, a onça-pintada encontra-se ameaçada devido ao conflito com pecuaristas, e à perda de seus hábitats naturais, tendo sido extinta em mais de 50% de sua distribuição geográfica original, que atualmente se restringe a países da América Central e do Sul, até o norte da Argentina, sendo considerada extinta em El Salvador e Uruguai. Aproximadamente metade da distribuição atual da onça-pintada (48%) encontra-se em território brasileiro, o que faz do Brasil um país extremamente importante para garantir a conservação da espécie em longo prazo. Por esta razão, é fundamental que ações específicas direcionadas à sua conservação sejam elaboradas e executadas.

Considerando que 75% das populações de onças-pintadas no Brasil encontram-se dentro de áreas privadas e que os 7% restantes tendem a ficar isoladas em áreas protegidas, é inevitável que haja conflito em função dos prejuízos que a espécie causa em rebanhos domésticos. Desta forma, torna-se urgente o desenvolvimento de programas em grande escala que considerem incentivos, compensações, manejo da espécie ou da paisagem em que ela ocupa a fim de se evitar a sua extinção. Ainda, envolver as comunidades locais que convivem com a onça-pintada nos esforços de conservação é estratégico para que se obtenha sucesso.   

Um Fundo que possa garantir recursos financeiros para programas emergenciais de pesquisa, manejo e conservação da onça-pintada, bem como a implementação de programas de monitoramento de longo prazo de suas populações passa a ser determinante para o futuro da espécie no país.

Você também pode contribuir!

Participe como voluntário, vivenciando experiências
de campo com nossos profissionais.
Fique de olho em nossas redes sociais para futuras oportunidades!

Doe Agora. A sobrevivência da onça-pintada depende de todos nós!