+55 (64) 3661-8026 | Instituto Onça-Pintada (IOP) jaguar@jaguar.org.br

Foto: Ricardo Leser

Projeto Desenvolvido pelo IOP

Projeto Paca de Rabo

A pacarana (Dinomys branickii) é um roedor de médio porte da família Dinomyidae (10-15 kg), considerado o terceiro maior roedor do mundo e o segundo maior no território brasileiro. São herbívoros, de hábitos noturnos e com a distribuição compreendendo a Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. Vivem em grupos familiares compostos por um par de adultos e suas crias. Considerada uma espécie rara, é um dos menos conhecidos pela ciência. Devido ao pouco conhecimento sobre a distribuição da espécie, suas preferências de habitat e seus aspectos populacionais, cria-se a impossibilidade de promover medidas para a sua conservação.

Este projeto está sendo realizado na RESEX Cazumbá-Iracema, no Acre e tem como objetivos investigar aspectos ecológicos e comportamentais da pacarana, bem como investigar o impacto da caça de subsistência e da caça em retaliação aos prejuízos que causam a plantações, sobre a espécie. Todas essas informações subsidiarão ações para sua conservação.

Os animais serão capturados e receberão um radio transmissor. Os dados coletados fornecerão informações sobre o comportamento e ecologia da espécie, como área necessária para sustentar uma população viável na região. Para investigar com mais detalhes a distribuição geográfica e abundância da pacarana no estado do Acre, serão aplicados questionários com os moradores rurais distribuídos nos 22 municípios do Estado. Os resultados desta investigação, permitirão análises (modelagens) mais precisas sobre a distribuição da espécie no estado, indicando as variáveis preponderantes para a sua ocorrência. Ainda, parte do questionário será dedicada a entender a relação entre os moradores locais e a espécie, bem como o conflito com suas produções (roçados de milho e mandioca). Estes resultados auxiliarão em uma análise de percepção das pessoas em relação à pacarana e serão fundamentais para a formatação de estratégias de educação ambiental, voltada para a conservação dessa espécie.