Ecologia e Conservação de Onça-Pintada nos Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões

No bioma semi-árido da Caatinga, informações sobre a onça-pintada são extremamente escassas. Esse projeto tem como objetivo conhecer a ecologia, demografia e epidemiologia da espécie na região.

Este projeto é realizado nos Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões desde 2007. Juntos, os Parques protegem 6.560 km² do bioma Caatinga. Os parques, separados entre si por 40 km, encontram-se próximos a várias comunidades, onde a agricultura de subsistência é a principal atividade e também a principal causa de fragmentação da paisagem natural. Acredita-se que uma das principais ameaças para a onça-pintada na região seja a pressão de caça de subsistência, onde o homem compete com a onça-pintada por suas espécies presas.

Informações sobre a onça-pintada no bioma Caatinga são escassas. O objetivo deste projeto é conhecer a ecologia, identificar e monitorar o estado de conservação da espécie na região. Através de armadilhas fotográficas e cães farejadores, informações não–invasivas estão sendo coletadas. Estimada que as onças-pintadas vivam numa densidade de 2,67 indivíduos/100km² (Silveira et al, no prelo). A espécie apresenta um padrão de atividade local exclusivamente noturno, provavelmente devido às temperaturas altas durante o dia. Através de captura de indivíduos e colocação de colares GPS e radio telemetria será possível conhecer a área de vida da onça-pintada, assim como o seu uso de hábitats naturais e antropizados.

Teses associadas:

Astete, S. Ecologia e Conservação da Onça-Pintada nos Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Tese de doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Início: Março 2008.

Referência:

Silveira, L., Jácomo, A. T. A., Astete, S., Sollmann, R., Tôrres, N. M., Furtado, M. M., and Marinho-Filho, J. 2009. Jaguar density in the Caatinga of Northeastern Brazil. Oryx, in press.

Leia mais sobre esse assunto:

Astete. S. E. P. 2008. Ecologia da Onça-Pintada nos Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF. 106p.

Fotos