+55 (64) 3661-8026 | Instituto Onça-Pintada (IOP) jaguar@jaguar.org.br

Quem Somos

Bem-vindo ao Instituto Onça-Pintada (IOP)
 

Histórico

No ano de 2002, os biólogos Leandro Silveira e Anah Tereza de Almeida Jácomo, pesquisadores que dedicam suas vidas profissionais à conservação da onça-pintada, fundaram o INSTITUTO ONÇA-PINTADA – IOP, uma Organização Não Governamental brasileira, cuja missão é preservar o maior felino do continente Americano. Para tanto, executa e apoia pesquisas com a onça-pintada ao longo de sua área de distribuição.

Com o objetivo de facilitar a interação entre apoiadores estrangeiros às atividades do IOP no Brasil, foi fundado em 2004, nos Estados Unidos, o Jaguar Conservation Fund, instituição sem fins lucrativos com registro 501(C)3. E em 2007 o IOP recebeu o Título de ASCIP, pelo Ministério da Justiça.

O Brasil compreende a maior extensão da distribuição geográfica da onça-pintada (48%), que se estende do norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos. Apesar de considerada ameaçada de extinção, até esta data, não havia programas ou ações direcionados a conservação da espécie.

O Instituto Onça-Pintada é a única ONG dedicada exclusivamente a promover a conservação da espécie, através de pesquisa e aplicação de manejo em cativeiro (Conservação In situ) e em vida livre (Conservação Ex situ), desenvolvendo pesquisa científica nos Biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica.

O IOP é constituído por uma equipe dedicada, jovem, e com formação multidisciplinar e apoia Teses de Doutorado Dissertações de Mestrado. Os trabalhos estão diretamente relacionados com a onça-pintada e suas presas e abordam os mais diversos aspectos, dentre eles: programas de monitoramento em longo prazo das populações de onças-pintadas e suas presas naturais em vida livre, programas de manejo para solucionar os conflitos entre este predador e o pecuarista, ecologia, epidemiologia, modelagem, genética, formulação e desenvolvimento de políticas públicas, pagamentos por serviços ambientais, manejo ex situ, conflito, educação ambiental, além de projetos de cunho cultural, educacional e social cujas ações contribuam para a conservação da onça-pintada, da biodiversidade como um todo.

Em 2016 criou o Certificado Onça-Pintada, direcionado a produtores rurais, empreendimentos ou prestadores de serviço que estão estabelecidos em áreas de ocorrência da onça-pintada e que por meio de práticas sustentáveis promovam a conservação da espécie e da biodiversidade a ela associada.

Projetos

Para conservar uma espécie, é necessário conhecer suas exigências e fatores que ameaçam a sua persistência. Desenvolvemos projetos institucionais de monitoramento populacional e pesquisas ecológicas sobre a onça-pintada em áreas estratégicas da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Também apóia projetos de instituições parceiras que levantam importantes informações para o conhecimento e a conservação da espécie no Brasil inteiro.

Projetos desenvolvidos pelo IOP

Para conservar uma espécie, é necessário conhecer suas exigências e fatores que ameaçam a sua persistência.

Projetos apoiados

Parceria com o INCA, LaBIC, Universidade de Washington e Instituto de Biologia da Universidade Federal de Goiás.

Metodologia

Cães farejadores de fezes, captura de onças-pintadas, radio-telemetria e armadilha fotográfica.

Você também pode contribuir!

Seja VoluntárioDoe Aqui